carregando...
Profissão Atitude
TODOS ESTÃO DE OLHOS ABERTOS
TODOS ESTÃO DE OLHOS ABERTOS

Abraham Shapiro

Algumas gafes relacionadas ao trabalho dariam para encher um manual inteiro de comportamento sobre “o que fazer” e “o que evitar”. Mas poucos se preocupam com isso. Os demais estão viciados em seu jeito de ser a tal ponto, que talvez já nem façam autoanálise.

Quantos chefes repreendem funcionários em público ou falam mal de um subordinado a outro? Isso deve ser evitado a todo custo. Aliás, dispensa comentários. Não temo afirmar que só chefes com problemas psicológicos se apegam a comportamentos com o fim de se autoafirmar sobre a parte mais fraca – que geralmente é o empregado.

A quanto a humilhar pessoas?  Qualquer advertência requer calma, educação e ambiente privado, local onde se possa explicar qual atitude não  condiz ao que se espera do advertido.

É Igualmente inadequado criticar um colega para outro de seu grupo de trabalho. É possível que se tenha problema de relacionamento. Mas caso ocorra, há de ser tratado diretamente entre as partes,  e com respeito.

E falando em atitude pública, vou aproveitar: cuidado com a superexposição nas Mídias Sociais. Qualquer funcionário tem a empresa como seu sobrenome, como: “José da Construtora X”.   Ao assumir posturas questionáveis nesses meios, você destaca a si próprio e em certo nível também à companhia em que trabalha. É jogar com a sorte. E mesmo que joge, você não está ganhando na loteria toda semana, está?

Observe a quantas anda a sua consciência e trate de ampliar o seu autojulgamento sobre o que  fala, como fala e, por fim, não ceder à tentação de apresentar-se de modo suspeito frente aos outros.

O mundo todo está de olho em você.