carregando...
Profissão Atitude
UM PACOTE SEMPRE DIFÍCIL DE CARREGAR
UM PACOTE SEMPRE DIFÍCIL DE CARREGAR

Abraham Shapiro

Um professor pediu aos alunos que cada um trouxesse uma sacola com cinco maçãs. Eles trouxeram.  Um por um deveria escrever em cada maçã, o nome de um colega com quem tivesse brigado no semestre anterior, guardá-la dentro da sacola e levá-la consigo por onde fosse por duas semanas inteiras.

Começaram as reclamações. As sacolas pesavam. Era chato. Mas o pior foi quando as frutas começaram a apodrecer. O odor foi se tornando terrível. Então, o professor explicou a eles o significado de tudo aquilo.

Ele disse:

– Eu quis que vocês aprendessem duas lições. A primeira é que carregar uma sacola de maçãs não é fácil. Assim também é terrível carregar mágoa contra as pessoas. Mágoas pesam e incomodam. E a segunda lição é que cada maçã parecia bonita e gostosa no primeiro dia. Dez dias depois, elas cheiravam mal e estavam podres. Uma briga é o mesmo. A princípio parece valer a pena. Mas depois, ela só deixa prejuízos para todos.

Dia desses, uma amiga me procurou por estar magoada comigo há oito anos. Naquele época, seu irmão e diretor da empresa onde ela trabalhava mudou suas funções a fim de resolver uma situação em que ela estava envolvida. E ele resolveu, sem nenhum prejuízo a ninguém. Mas a visão de si mesma desta amiga era péssima e, então, ela interpretou o fato de modo negativo.

Quando, então, revelei a ela que tudo foi feito com objetivo inverso ao que ela julgou e intencionalmente positivo, um grande peso foi tirado de suas costas. 

Veja por este fato e pela história das maçãs quantos estragos os ressentimentos e as mágoas gratuitas podem causar. 

Não! Com toda certeza, isso não é artigo para se guardar nem no coração e nem na lembrança!

Lembro-me de uma frase que diz: “Felicidade é ter boa saúde e péssima memória!”