Um recado aos empresários e executivos
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
Com ou sem crise é preciso adotar atitudes positivas e criativas para manter-se saudável e produtivo no mercado de hoje.
Saia fora da tendência das pessoas interiorizarem as notícias negativas que escutam, especialmente sobre falcatruas políticas, desvios, falta de segurança e outras.
Minimize o seu acesso a informações políticas e macoeconômicas. Deixe que os políticos e os economistas cuidem disso.
O dia a dia da sua empresa não depende diretamente deles. Os seus negócios dependem, e muito, da sua capacidade de ler, interpretar e compreender
- o seu mercado;
- o comportamento do cliente;
- a sua concorrência: a fim de você ser e fazer melhor tudo a que se propõe.
Aprenda coisas novas e eficientes que mudem os seus modelos mentais viciados e retrógrados.
A economia é cíclica: há bons momentos e períodos de retração. Sempre foi e será assim É nos momentos de baixa que precisamos nos fortalecer, aprender a “hibernar” as nossas expectativas, porém, aproveitar as oportunidades para avançar com rapidez e força em direção à fração de mercado que se mantém em movimento – porque sempre há pessoas consumindo e buscando satisfazer necessidades.
Finalmente, inspire-se na máxima que diz: “Não é mais o peixe grande que engole o pequeno; é o rápido que engole o lento.”