carregando...
Profissão Atitude
UM ROTEIRO PARA AJUDAR A TOMAR DECISÕES
UM ROTEIRO PARA AJUDAR A TOMAR DECISÕES

Abraham Shapiro

Eu acredito que você tenha centenas de decisões a tomar ao longo de cada dia. 

A psicologia indica pontos indispensáveis de se pôr em prática para que se alcançar o sucesso cada vez que uma decisão tenha de ser tomada sobre qualquer assunto. Eu selecionei cinco deles como os mais importantes. 

1o. “A importância da decisão”. Avalie o impacto do sucesso e do possível fracasso da escolha que você fará.

2o. Caso outras pessoas estejam envolvidas, qual será o comprometimento delas  com a sua decisão?  

3o. Quesito: põe em perspectiva a sua experiência. Você tem habilidade naquilo que irá decidir?  Tem experiência real?

4o. Avalie o apoio que você terá levando em conta as pessoas direta e indiretamente relacionadas. Elas vão apoiar a sua decisão? Em que grau de 0 a 100%? 

5o. Além da experiência, você tem  as competências requeridas para tomar a decisão mais segura? Deixe-me esclarecer. Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, aptidões e comportamentos para entregar resultados com qualidade e no prazo esperado. Ainda que você conheça o assunto e tenha passado por experiências anteriormente, existe a possibilidade de não sentir-se pronto agora para decidir com domínio total.

Finalmente, preciso salientar que, por mais realistas e efetivas que sejam as suas respostas a estes cinco quesitos, jamais decisão alguma que você venha a tomar será com 100% de certeza e isenta de riscos de insucesso.