carregando...
Profissão Atitude
UMA LIÇÃO DE SUCESSO PROFISSIONAL DE CHARLIE MUNGER
UMA LIÇÃO DE SUCESSO PROFISSIONAL DE CHARLIE MUNGER

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Warren Buffet é um dos homens mais ricos do mundo. Ele tem um sócio chamado Charlie Munger. Alguém perguntou a Munger: “Como devemos dedicar o nosso limitado tempo de vida a ter o maior sucesso possível?”

E a resposta: 

- “Comece descobrindo quais são os seus talentos. 

Quando você joga um jogo em que os adversários têm as aptidões necessárias e você não, a sua derrota é certa.  Isto, aliás, é perfeitamente previsível. Tudo na vida é assim. Descubra em que área possui vantagem competitiva e jogue dentro dela. 

Se quiser se tornar um astro do tênis mundial, você pode começar experimentando.  Tão logo descubra que não leva jeito, saberá que ninguém vai prestar atenção em você. Entretanto, se quiser ser o melhor encanador da cidade, isto já é atingível por provavelmente dois terços de você: a sua vontade e a sua inteligência. Nesse momento, estará faltando a habilidade - que você ainda não tem. 

Após um tempo de estudo e dedicação à técnica, você estará a caminho de conhecer tudo sobre este ramo de negócios e dominá-lo. É lógico que vai requerer disciplina e dedicação. Assim, você e todas as outras pessoas que jamais ganhariam um torneio de tênis podem subir muito na vida quando desenvolverem, aos poucos suas competências em alguma área. 

Comece com as qualidades que nasceram com você e prossiga com o desenvolvimento de tudo o que você ainda não sabe, mas pode aprender com dedicação.”

Eu adorei este posicionamento. Ele me faz lembrar a frase que diz: "Para conseguir algo que você nunca conseguiu antes, você deve aprender e praticar algo que você nunca fez antes."