carregando...
Profissão Atitude
VAMOS FALAR DE QUALIDADE
VAMOS FALAR DE QUALIDADE

Abraham Shapiro

Qualidade é o quesito mais importante das organizações europeias e norteamericanas nas últimas duas décadas. Eles entendem ser o argumento número um para as vendas acontecerem e o atributo que mais gera preferência de compra nos consumidores.

O mais curioso é que qualidade para aqueles empresários também é um dos principais meios de redução de custos dos processos produtivos. Eles entendem ser o meio mais eficaz de incrementar flexibilidade à linha de produção.

Hoje em dia, na Europa, mais de 85% dos executivos consideram a Gestão da Qualidade no topo de suas prioridades, equiparando à Gestão Ambiental.

No Brasil o tema ainda é confuso. Há empresas que não elegeram “qualidade” como sua vantagem competitiva, ainda que a utilizem como selo a ser colado em catálogos e impresso nas embalagens. 

Uma das possíveis causas é o fato de que muitos gestores da área encaram os problemas de qualidade sob a ótica da culpa, e não da oportunidade. Eles carecem de visão sistêmica. Refiro-me ao conhecimento e vivência prática desde o desenvolvimento dos projetos e produção até o pós-vendas, passando, é claro, por vendas e marketing. Isto os faria aptos a dar respostas coerentes aos desafios impostos pelas rigorosas exigências do cliente. 

Convém lembrar aos RH’s e executivos estratégicos: competência advém da prática intensa, e não de histórico escolar de boas notas. Muitos universitários saem de faculdades cujos professores jamais enfrentaram a área de produção ou puseram qualquer processo em marcha. Selecionem corretamente. Estabeleçam critérios de clareza e objetividade. Sem isso, é quase impossível conseguir resultados plausíveis! Especialmente na delicada e definitiva área da qualidade.