carregando...
Profissão Atitude
Vender é isto!
Vender é isto!

ABRAHAM SHAPIRO

Quando entrei na loja do shopping de São Paulo, disse ao vendedor que na noite seguinte eu daria uma palestra na Federação das Indústrias do Estado,  e achei que o terno que eu trouxera não estava bom o bastante. 

Ele me levou a uma área da loja, mediu meu ombro e braços, e retirou um paletó azul marinho de um cabide. Eu o vesti e tive a impressão de ter sido feito para mim. Olhei a etiqueta no bolso interno: era de uma grife finíssima - dessas que deixariam um maltrapilho quase à altura do Príncipe Charles. 

Fiquei preocupado com o preço. Então, indaguei: 

-  Tem algo mais barato que me atenda?

E ele respondeu: 

- É claro que temos, senhor. Mas eu faço esta indicação por que estou considerando que o senhor irá à FIESP, o lugar que reúne as pessoas mais importantes da indústria do país. Eu penso que o senhor não devesse trajar um terno comum. Esta oportunidade exige um produto perfeito, o senhor não acha? 

Aquelas palavras caíram como luva. O vendedor tinha razão. Ele estava indicando um excelente  produto e não empurrando o que lhe daria a maior comissão da loja, como fazem em tantos lugares. 

O terno custava muito mais que outro comum. 

Acabei levando não só o terno, como a gravata, uma camisa e lenços. 

A minha palestra foi aplaudida. O terno me proporcionou conforto e a segurança de estar bem vestido. Aquele vendedor cuidou de mim. Sua prioridade em me ajudar ousada foi um exemplo. Desde então, quando uso a expressão ‘profissional de venda’, a atitude que me inspira é o atendimento que recebi daquele homem. 

Vender é isto!