carregando...
Profissão Atitude
Você precisa impor a sua autoridade? Cuidado!
Você precisa impor a sua autoridade? Cuidado!

Abraham Shapiro

Eu já vi chefes que expressam decepção quando a tarefa não corresponde ao esperado e explodem de raiva frente a uma falha cometida pelo funcionário. Eles acreditam que estas manifestações são ferramentas úteis para manter o ambiente de trabalho sob seu controle.

Isso é um contrassenso. 

Você acha que raiva e reação explosiva são aceitáveis como recursos para se alcançar bons objetivos na vida, na família e no ambiente de trabalho?

Dizem que quem sente raiva com facilidade não vive. 

A pergunta é: como se controlar?

Um viciada ou adicto,  por exemplo,  não será curado enquanto se relacionar com a droga, mesmo com moderação. O tratamento requer distância total da substância viciante por um longo tempo até que este viciado consiga resgatar sua liberdade de escolha e renunciá-la. 

Na minha visão particular, a raiva é um vício, e por isso requer a mesma terapia.

Se você é facilmente explosivo, o que fazer? Faça o que eu estou me submetendo a fazer – por ser vítima deste mal. Supere a sua tendência fazendo o máximo esforço para ser extraordinariamente controlado por um longo tempo, até que você sinta-se capaz de se autodominar e ver-se curado. 

Voltando ao ambiente de trabalho, se os funcionários erram demais, pode ser um indicativo de falta de capacitação. Treinamentos podem resolver. 

Apenas tenha cuidado com o autoritarismo. As pessoas racionalizam seus próprios erros e sentem-se certas a seus próprios olhos. Toda vez que você as acusa,  elas ficarão ressentidas e poderão despertar seu desejo de vingança.

Em última análise, o maior causador de conflitos e problemas em todos os relacionamentos nunca é ‘o que’ se fala, mas ‘como se fala’, ‘o jeito’, ‘a maneira’.  

Uma conversa boa e séria, com as palavras certas e no tom de voz correto, poderá resolver 99% das situações negativas. E isto imporá com maior poder a autoridade o que o seu cargo e a sua pessoa inspiram.