VOCÊ SE ESQUECEU DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
Mudanças nas empresas costumam ser difíceis de “emplacar”. Muitas são boas, inteligentes e até atraentes, mas não decolam.
Eu vi projetos bacanas, celebrados pelos diretores e gerentes como meios para a empresa alcançar melhores resultados, naufragarem. Sabe onde? Na linha de operação.
A pergunta é “Por quê?”
Há explicações psicológicas, filosóficas e até místicas. Mas eu vejo as coisas de modo muito simples.
As pessoas passam a maior parte de seu tempo no trabalho. Muitas consideram os colegas sua segunda família. Isto significa que, se estas pessoas, em todos os setores, não forem envolvidas a ponto de saberem quais mudanças ocorrerão e como devem ser implementadas, nada do que se espera delas irá acontecer.
Portanto, o primeiro e mais fundamental passo é deixá-las saber.
Os gestores devem falar sobre os objetivos do projeto, da mudança, do plano etc. Refiro-me especificamente a comunicar. E não posso deixar de frisar que o principal disso é falar sobre o propósito.
Todo mundo reage ao que vê e ouve. Se os funcionários se sentirem integrantes do processo, haverá maior chance dele acontecer.
Além disso, reconhecimento e gratificações devem ser motivadores da adesão à mudança, assim como afastar as pessoas que estejam atrapalhando. Atitudes assim fortalecem o compromisso da organização.
Mas vou repetir: o principal é comunicar. De nada adianta os gestores gostarem ou até abençoarem as intenções do projeto. Se a linha de frente não se engajar, nada ocorre.
Então vá e conte a eles!