carregando...
Profissão Atitude
VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE SABE O QUE DIZ?
VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE SABE O QUE DIZ?

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

“Produto é algo que as pessoas compram. Se não o compram, não é produto, é peça de museu. Uma empresa não é uma empresa se não consegue funcionar. E não pode funcionar se não atrai nem mantém um número suficiente de clientes que pagam o que devem”. Este é o pensamento de Theodore Levitt, um dos papas do Marketing.

Phillip Kotler, outro guru da área, postula ser Marketing “tudo o que pode ser feito para facilitar o processo da venda, de tal modo que, se for perfeito, o esforço para que a venda aconteça será próximo de zero, senão zero.”

Eu gosto de conceitos. Tenho especial atração por eles porque esclarecem e facilitam a minha vida e a dos meus clientes.

Escolhi Marketing como exemplo neste breve artigo por ser um dos termos menos entendidos e mais usados nas conversas de negócios. As pessoas falam sobre ele sem jamais ter investido sequer alguns minutos em ler a respeito. E prosseguem repetindo este comportamento em outras áreas, movidas sempre pela crença de que sabem – já que ninguém verifica. Se a qualquer momento alguém se puser a averiguar, humilhação e vergonha serão inevitáveis sobre elas.

Se você for ao médico e lhe disser estar sentindo forte dor de cabeça, ele não indicará remédio algum sem antes fazer “n”perguntas  a fim de conhecer os seus verdadeiros sintomas. Após identificá-los, ele então poderá iniciar o processo de diagnóstico da sua dor. Só após todas as etapas é que estará em condições de determinar o tratamento adequado.

Na prática, qualquer situação exige que se conheça primeiro o conceito do assunto – vale consulta ao Google, a dicionários,  livros, periódicos etc. Em seguida,  tente correlacionar o conceito à situação ao qual ele se aplica. Depois destes dois passos, sim, você estará pronto para optar por “o que fazer”.

Eu o convido a viver a aventura de descobrir o significado das palavras. Conheça mais sobre as expressões com que você convive em todos os meios. Leia mais e alcance níveis elevados de clareza mental e discernimento. Por este caminho, muito em breve você colherá resultados cada vez melhores sobre os seus esforços.