Exclua os queixosos da área comercial da sua empresa... ou não os contrate
Abraham Shapiro
Uma das áreas em que eu me especializei ao longo dos anos foi a Psicologia de Vendas, que trata das condições psicológicas reais que influenciam o processo de negociação desde a apresentação do produto até seu fechamento.
Eu adoro trabalhar com vendedores. Especialmente com aqueles que acreditam precisar de conhecimentos novos para progredir. O problema são os que pensam saber tudo, e só reclamam.
Eu conheci o agente comercial de uma empresa de locação de áreas para lojistas que aceitou este trabalho por falta de opção e para romper o longo período em que estava desempregado desde sua última demissão.
O sujeito não havia se ajustado em nenhum posto de trabalho até aí. Criava problemas por onde passava e não se importava com a possível causa desse desajuste.
Ele começava em cada empresa com grande esperança. Com o tempo, não alcançava seus objetivos financeiros e partia para produzir uma avalanche de queixas de tudo e todos.
Reclamar é a coisa mais fácil da vida. A mais difícil? É ter coragem para tomar decisão e agir.
O tal fulano está agora como sempre esteve: empregado, mas buscando uma nova colocação. Recentemente participou de um processo de seleção numa companhia congênere, mas foi reprovado, é claro. Detectaram seu alto nível de insatisfação e despreparo técnico. Mas ele continua achando que sabe tudo e o mundo é que está contra ele.
A conclusão? Pessoas queixosas são, em si mesmas, o problema de que elas mais se lamentam, mas não querem saber... até porque botar a culpa nos outros é mais simples do que resolver suas mazelas pessoais. E se elas estiverem em vendas, pode crer, não trarão os resultados esperados.