carregando...
Profissão Atitude
Talento ou habilidade: onde está o mérito?
Talento ou habilidade: onde está o mérito?

ABRAHAM SHAPIRO

Deixe-me saber a sua opinião. O que merece ser recompensado: talento ou habilidade?

Talento é algo com que você nasce. Habilidade é algo que você desenvolve.

A habilidade vem do comprometimento, da prática em busca do aperfeiçoamento e da autodisciplina. Ter a  habilidade de  desenvolver habilidades, a meu ver, é a maior vantagem ao longo de toda a vida.

Eu não tenho dúvida de que é preciso incentivar as crianças e os jovens a alavancar seus talentos.  

O garoto que é o centro do time de futebol infantil precisa ser incentivado, pois deve ter talento. Mas aquele outro que não é tão talentoso, mas não se cansa de praticar e tem bom entrosamento com a equipe também merece o mesmo incentivo.

A menina  que tira 'A' em matemática e passa em todos os testes é um talento a ser cuidado. Mas  o colega que não tira ‘A’, mas faz perguntas boas e inteligentes...  e desafia as suposições também tem alto valor. 

Você entendeu a ideia.

Eu ouço gestores  falarem sobre o treinamento de habilidades reais em suas empresas e que incentivam as pessoas a desenvolver todo seu potencial. Contudo, com muita frequência, eu os vejo seguir o caminho de curto prazo de apostar no talento nato para várias funções. E, é  claro, o que parece ser talento bruto pode não ser, já que muitos RH´s das empresas frequentemente se confundem na seleção em decorrência da manipulação que os candidatos lhes impõem. 

Então eu vou mudar a pergunta: “Talento ou habilidade? O que, na sua opinião merece o investimento dos recursos de treinamento da sua empresa?”