VER O QUE FALTA PODE SER DEFINITIVO
Abraham Shapiro
Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar. Montam uma barraca e durante a noite Holmes acorda seu companheiro e diz:
- "Watson, olhe para as estrelas, e diga-me o que pode deduzir."
Watson diz:
- "Vejo milhões de astros, e se alguns poucos daqueles são planetas, deduzo ser bem provável que existam alguns como a Terra."
Holmes responde:
- "Watson, não seja idiota. Você não é capaz de ver que alguém roubou a nossa barraca?"
Qualquer um de nós consegue ver o que está a sua frente, mas não ‘o que está faltando’. O fato é que, em negócios, o que falta pode fazer toda a diferença.
Muitas empresas afundam porque as pessoas não percebem ‘o que falta’.
Esses dias, entrei numa loja de confecções masculinas – uma das maiores da cidade. Comprei camisas e calças. Quando o alfaiate mediu a barra, eu perguntei se eles entregariam as calças em casa assim que estivessem prontas. Ele disse que não só, como as peças seriam todas passadas. Adorei ouvir isto e até fiz um elogio.
Dois dias depois, as calças chegaram dobradas, dentro de uma sacola, e cada perna tinha pelo menos três vincos. Liguei à loja e a atendente me informou que quando o alfaiate prometeu a entrega, ele estava assumindo o compromisso de um serviço que a loja não oferece.
Portanto, a menos que as pessoas sejam curadas da cegueira que as impede de ver o que falta para que seu negócios seja competitivo de verdade, sua empresa perderá muitos, muitos clientes.
Sim, eu nunca mais voltarei naquela loja. Eu vi e provei na própria pele ‘o que falta’ para eles.