carregando...
Profissão Atitude
Mude hoje mesmo a sua visão do mundo
Mude hoje mesmo a sua visão do mundo

ABRAHAM SHAPIRO

Nós fazemos ideia do mundo com base nos exemplos que lembramos com mais facilidade. Veja alguns absurdos que decorrem disso: 

- “O seo Osmar fumou três maços de cigarros por dia e viveu 102 anos. Logo, fumar pode não ser tão prejudicial como dizem os médicos.” 

- “As pequenas cidades da Alemanha são seguras. As pessoas nem trancam as portas quando saem. Não há ladrões na Alemanha.” 

Percebe que estes dois exemplos pretendem provar alguma coisa? 

Mas não provam nada! 

Criar um conceito do mundo a partir dos exemplos de que nos lembramos é uma grande estupidez. Sabe por quê? O conhecimento de um ou outro fato aleatório pode não ser suficiente para concluir o que quer que seja. Os exemplos que reunimos podem ser eventuais ou simples exceções de muitas regras.

Aí nos apegamos a essa tendência e permitimos que ela nos guie pela vida como um mapa falso na mente. 

Quer ver mais? 

O Fábio tem medo de morrer em acidente de avião, de carro ou até de ser assassinado, mas é diabético e hipertenso. Ele não considera o risco de morrer por essas doenças, já que são formas menos sensacionalistas. 

Nós atribuímos uma probabilidade muito alta de que ocorra tudo o que é espetacular, ofuscante ou barulhento. Mas ao que é silencioso e invisível, achamos ser baixa a chance de ocorrer. 

Cuide quando for tomar decisões na vida, na sua empresa, na carreira profissional etc. Busque mais fatos e muito mais exemplos além daqueles que você já conhece até porque eles existem... e poderão produzir uma  visão completamente diferente de tudo o que você imaginava.