carregando...
Profissão Atitude
Palavras com o sentido desgastado
Palavras com o sentido desgastado

PALAVRAS COM SENTIDO DESGASTADO

Abraham Shapiro

Certa vez, uma empresa não tinha como abrir espaço no mercado concorrido que visava atender. Instruiu seus vendedores para oferecerem uma ‘parceria’ aos clientes potenciais. Boas intenções, discursos bonitos e promessas encantadoras eram os atributos dessa oferta fantástica.

Foi um modo inteligente de superar a concorrência, conhecer os  compradores e iniciar um diálogo com possibilidades quentes e ótimas de negócios. 

Resultado? Conseguiram! 

‘Parceria’ foi a palavra mágica, a senha, afinal, quem não deseja ter um ‘parceiro’ de negócios no real sentido da palavra?!! 

Tudo bonito. Parecia fotografia de namorados nas mídias sociais –  aquelas que dão impressão de que a felicidade será eterna. 

Mas a vida real não é mídia social. E os negócios são muito mais rigorosos e tenazes que a própria vida. Negócios têm data de entrega, padrão de qualidade e uma constelação de detalhes a serem cumpridos sob pena de multa ou de corte sumário da relação. E quando isso acontece, faz-se na velocidade de um raio. 

Foi exatamente o que se sucedeu. O fornecedor esperto ‘pisou na bola’ vezes seguidas: mercadoria fora de especificação, atrasos, e outras barbaridades. O cliente chegou ao limite,  não hesitou e  fechou as portas. O vendedor, que era a ponte entre os dois, ficou desmoralizado e a ver navios.

Estou tentando demonstrar o que se passa quando se usa uma palavra insistidas vezes em contextos duvidosos e variados. Elas acabam perdendo sua essência original. Às vezes até chegam ao oposto do que, de fato, significam. Assim, infelizmente, é que se faz a vulgarização do sentido.

‘Parceria’ é o exemplo icônico deste fenômeno. Nunca se usou tanto este vocábulo de forma prostituída ou vulgar como ultimamente.

Hoje, se alguém mencionar esta palavra àquele comprador, sairá machucado. Para ele, parceiros são a categoria de gente que só causa problemas. 

Ok. E quanto ao verbete ‘parceria’ no dicionário?  Boa pergunta. Mas dicionários não tratam de negócios!